Bienvenue, visiteur ! [ S'enregistrer | ConnexionFlux RSS  | 

 

Monumen

Charmeur et Jongleur – Fazenda do Secretário – Vassouras

Informations :

  • Sculpteur 1: MOREAU Mathurin
  • Fondeur: VAL D'OSNE
  • Adresse ou lieu-dit: Fazenda do Secretário
  • Localité: Vassouras
  • Pays: Brésil
  • Continent: Amérique
  • Matériau: Fonte
  • Type d'oeuvre: Statues décoratives
  • Morphologie: statue
  • Titulaire(s) et droits sur les photos: Source : web

Envoyer cette fiche par Email

favoriteLoadingAjouter à ma sélection
Charmeur et Jongleur – Fazenda do Secretário – Vassouras
Charmeur et Jongleur - Fazenda do Secretário - Vassouras - Image1Charmeur et Jongleur - Fazenda do Secretário - Vassouras - Image2
Fiche créée ou mise à jour par : le 3 janvier 2011

Description:

Désignation :  statue décorative

Visible :  oui

Propriétaire :   privée

Sculpteur :   M Moreau

Fondeur :   Barbezat Val d’Osne

> VO_PL577_251 – Charmeur

Sculpteur : Moreau (Mathurin)

Haut : 2,030 m – Larg : 0,490 m – Poids : 170,00 kg

> VO_PL577_252 – Jongleur

Sculpteur : Moreau (Mathurin)

Haut : 2,030 m – Larg : 0,490 m – Poids : 170,00 kg

Historique

A Fazenda do Secretário é o melhor exemplo de solar rural cafeeiro em estilo neoclássico existente no Brasil. Localizada no Município de Vassouras, a propriedade chegou a possuir 500.000 pés de café e 366 escravos. Restaurada e mobiliada ao estilo da época, o solar foi construído em meados do século XIX (1830) por Laureano Corrêa e Castro, o Barão de Campo Belo. O Barão foi Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional de Vassouras e Iguaçú, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Comendador da Ordem da Rosa. O título de Barão lhe foi agraciado em 1854 pelo Imperador Dom Pedro II.

Possui vários aposentos: uma escadaria importada da Europa em madeira de lei, capela, salão de baile e salas de jantar com pinturas do catalão José Maria Villaronga, conhecido por suas obras em estilo "trompe d`oeil", uma das características da decoração interior das fazendas do Vale do Paraíba. Os jardins, com sua extraordinária beleza e dimensão, possuem estátuas em ferro fundido da famosa fundição Barbezat & Co., localizada no Vale d’Osne. 
A Fazenda do Secretário foi retratada por Vitor Frond, renomado pintor, e já serviu de cenário para várias produções da TV Globo, como as minisséries "Os Maias" e "Os Quintos dos Infernos".

 

A Fazenda do Secretário foi fundada em 1703, em terras adquiridas por José Ferreira da Fonte, secretário do governador da província do Rio de Janeiro.
No século XIX essas terras foram compradas por Laureano Corrêa e Castro, coronel comandante superior da Guarda Nacional de Vassouras e Iguaçú, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Comendador da Ordem da Rosa e que foi agraciado em 1854 com o titulo de Barão de Campo Belo. 
Existem duas versões correntes para a origem do nome "Fazenda do Secretário": uma delas atribui o nome ao seu fundador, José Ferreira da Fonte, que foi secretário de diversos governadores da província; a outra explica que o nome foi tomado do ribeirão chamado Secretário que nasce de vertentes próximas e banha a fazenda. Teria a fazenda dado o nome ao córrego ou este àquela? A duvida permanece. 
No seu apogeu, a Fazenda do Secretário possuía 500 mil pés de café e tinha 365 escravos. Parte da sua tulha, uma construção que guardava a colheita, localizada do lado direito da casa, ainda permanece. Ali se situavam 51 lances de senzalas, 5 enfermarias e dez casas para empregados. Em frente à casa e ao lado da tulha, um relógio francês instalado em uma bela torre marcava as horas que naquele tempo deviam passar mais devagar. A torre, deteriorada pelo tempo, caiu e está sendo reconstruída. 
O Barão de Campo Belo e sua esposa D. Eufrásia Joaquina tiveram seis filhos e em razão dessa numerosa prole ocorreram desmembramentos da fazenda.
Isso mais os imprevistos, a decadência do solo, a queda dos preços do café, o fim do trabalho escravo e as dívidas acumuladas fizeram com que a Fazenda do Secretário fosse levada a leilão.

Numéro d'identification de la fiche : M1902

    

1739 vues au total, 0 vues aujourd'hui

  

Ces fiches peuvent aussi vous intéresser :


Autres fiches de la même catégorie :

Retour à la catégorie

 

Monumen

Surprise (statue) – Dun-sur-Auron

Statue située square du Docteur Auguste Marie.

26 janvier 2024

127 vues au total, 0 vues aujourd'hui

 

Monumen

Le moissonneur (fondu) – Parc Monceau – Paris (75008)

Statue située à l’origine parc Monceau.

21 janvier 2024

137 vues au total, 0 vues aujourd'hui

 

Monumen

Monnaie de singe (fondu) – Paris, 75009

Localisation à l'origine : Paris, 75009, square Montholon.

16 janvier 2024

144 vues au total, 0 vues aujourd'hui

Vous devez être connecté pour contacter le rédacteur de la fiche. Inscrivez-vous en cliquant sur S'enregistrer

QR CODE